Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GRAMADO/ CANELA - Parte 3

4º Dia (18/07/12) - Hoje acordamos bem cedo, tomamos um belo café reforçado pois o dia hoje iria ser para à fabrica de chocolate :) ... fomos para Fábrica Lugano (Rua São Marcos, 374 - Carniel - Gramado/RS). Apesar de ser bem menor que a Caracol, os chocolates são deliciosos e bem mais barato eu adorei e depois rumo Canela.




Antes de chegar à Canela, fomos visitar o Mundo à Vapor (RS 235 - Estrada Gramado Canela).

De fora a gente vê um trêm caído da janela.... impacto dramático da reconstruçao do  famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, quando uma lomomotiva desgovernada e em alta velocidade atravessou uma parede e ficou pendurada a 12 metros de altura é apenas o  começo das surpresas e emoções que aguardam o visitante do Parque Temático Mundo a Vapor próximo à Canela!.

Em apenas 6 minutos, é possível acompanhar o ciclo completo de fabricação do papel, e levar como souvenier uma amostra do papel que foi fabricado na sua presença. Em nenhum outro lugar do mundo isso é possível! A Fábrica levou aproximadamente 4 anos para ser construida, sendo considerada a réplica mais delicada e minusciosa.

Seguem algumas fotos....



Depois do almoço que foi na rodovia mesmo (Gramado/Canela), fomos para a pequenina cidade chamada CANELA...rs! Lá, fomos direto para o Parque do Caracol. Não conseguimos nem andar metade das coisas por lá, mas fomos na principal atração que é a Cascata do Caracol. Subimos no mirante e de lá deu p ver a extensão do parque! Cheio de quatis e pinheiros...ar bem úmido, um friozinho....adorei o lugar! Seguem mais fotos ;)




Pensam que o passeio terminou?!...não agora fomos rumo ao Castelinho Caracol (Estrada do Caracol Km 03, S/Nº Canela - Serra Gaúcha - Brasil). Segue a história: 


O Castelinho Caracol, uma das primeiras residências do município de Canela, foi construído no inicio do Séc.XX, entre 1913 e 1915, por Pedro Carlos Franzen casado com Luiza Sommer.A residência foi construída em madeira de araucária, pinheiro típico da região com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos. A madeira recebeu um tratamento de imersão, durante 6 meses, na água do Arroio Caracol; tratamento biológico para, após, ser serrada e seca naturalmente, na sombra, para se tornar duradoura. Depois disto foi trabalhada, cortada de acordo a servir a construção da residência, em forma de um pequeno Castelo. Com dezoito ambientes, no primeiro pavimento encontram-se quartos, sala de jantar, sala de música, o banheiro e a cozinha. No segundo pavimento o destaque fica para o quarto de costura, onde as filhas de Pedro e Luiza Franzem faziam os vestidos, costuravam as capas das cobertas de pena. As penas para a confecção de travesseiros e cobertas secavam na torre, também no pavimento superior, onde se tem uma vista de180º para o vasto verde do entorno. O Castelinho Caracol, preserva móveis e utensílios da época de seus moradores, as paredes intactas, mesmo com o passar do tempo -quase um século!- mostram que a construção é resultado de técnica, conhecimento e beleza.


Pessoal, comemos um doce chamado "Apfelstrudel" - ou melhor "Torta de Maçã"...gente o que era aquilo....uma delícia!!!!!!!! Adorei!!!!!!!!! E um bom chá quente junto. Valeu a pena pelo doce...rs...



Na volta para Gramado, antes, passamos na Igreja da Pedra (Praça da Matriz), muito linda! 65 metros de altura, em estilo gótico inglês, talhada em pedra basalto. De noite foi um show de luzes!!!


 Nossa, esse dia foi cansativo....saimos de manhã cedinho e voltamos para o hotel à noite. Esqueci de falar, a empresa que nos levou para Canela e fez esses passeios todo foi a Agência Jardineira das Hortênsias. Adoramos os guias, super prestativos, explicaram bem os lugares que íamos passando e super pontuais! Bom, voltamos p hotel, tomamos um belo de um banho :) e fomos jantar! O restaurante que escolhemos foi bem perto do hotel, mas utilizamos transporte por causa do frio, não queria morrer congelada.....rs...O restaurante é bem climatizado, o ambiente agradável e romântico, se chama Swiss-Cottage Restaurant. Comida chique e saborosa, ah, esperimentamos um suco bem diferente - Suco de Uva Branco Integral (é bem adocicado, mas gostoso). Meu cardápio foi Risoto de bacalhau e meu esposo Truta ao molho de amêndoas...estavam ótimas, ....sobremesa torta de chocolate e avelã.



É, esse dia foi cansativo, continuo no próximo post as aventuras ;)

0 comentários:

By Iâni Naíra